O Início – Patagônia 2015, das Férias para um sonho

roteiro-patagonia roteiro-2-patagoniaO início – Patagônia 2015. Essa viagem foi planejada como um sonho de férias e também pensando em nossa volta ao mundo. Fizemos ela em fevereiro de 2015, por 30 dias e começamos a planejar em meados de dezembro de 2014. Tínhamos 30 dias para rodar aproximadamente 14.000km, como principais objetivos chegar em Torres del Paine, Perito Moreno e fazer a Carretera Austral. Os demais lugares, tão lindo quanto, dependeria de nosso comprometimento em fazer tudo no tempo exato. Hoje podemos dizer que foi através dela que realmente sentimos que valia a pena fazer a trip que estamos fazendo neste ano. Tanto o lado Argentino quanto o Chileno da Patagônia são regiões lindas e selvagens.

Vemos a Patagônia como uma região de fácil acesso onde todos podem e devem ir. É claro que tem as suas particularidades, como um frio intenso e neve no inverno e um frio moderado no verão.

E assim partimos…. Saímos de São Paulo, nossa cidade, rumo a Benedito Novo, em Santa Catarina, visitar a família da Carol. Ficamos por 03 dias, e logo partimos rumo a Argentina. Nosso destino como cidade dormitório foi Pasos de Los Libres, logo após a fronteira, saindo por Uruguaiana. Foi uma boa quilometragem até chegarmos. Nos hospedamos num hotel e saímos para jantar e tomar uma cerveja argentina, chamada Patagônia, muito boa por sinal.Acordamos e logo caímos na estrada rumo a cidade Azul, mais uma cidade apenas para pernoitar. Apenas uma observação, quando chega nessa etapa da viagem, o mais incrível é que a noite só chega entre 21 e 22hs. O dia dura muito mais, e dá para aproveitar a estrada até esse horário.

E assim seguimos até chegarmos em Puerto Madryn, cidade litorânea, bastante turística, que serviu como nossa base para conhecermos a Península Valdes e Punta Tombo, um local paradisíaco para ver e estar entre os pinguins. Saindo de Punta Tombo, começamos a descer rumo ao Chile, pois nossa próxima atração seria Torres del Paine. Para chegar até lá, pernoitamos em Comodora Rivadavia, cidade bastante estruturada e comercial e depois paramos em Rio Galegos para mais uma noite antes de entrar no Chile. Foi aí que aconteceu algo que parecia óbvio, mas não estava no nosso planejamento. Conhecer Ushuaia!! Tínhamos um tempo curto, mas quando chegamos em Rio Galegos, vimos uma placa informando que estávamos apenas 580 km de lá. “Viemos até aqui e não vamos??” “Mas vamos abrir mão do que para conseguir encaixar Ushuaia no roteiro? ”

Enfim, sem resposta, apenas fomos, e realmente, não tem o que dizer. Cidade linda, foi quando o Glauco viu montanhas com neve pela primeira vez, uma estrada muito gostosa e, lógico, estávamos no extremo sul da América, melhor, no fim del mundo. Ah, e tivemos o privilégio de atravessar o famoso estreito de Gibraltar para chegarmos lá. Não precisava de mais nada. Passamos 03 dias por lá e retomamos nossa rota.

Dessa vez, Punta Arenas, no Chile, cidade que também não estava planejada e valeu muito a pena ir até lá. Chegamos no fim do dia, e como nosso intuito era chegar até lá para comprar pesos chileno, fomos direto para uma casa de câmbio. Queríamos sair no dia seguinte logo cedo para chegarmos em Torres del Paine, mas uma área de zona franca nos atrasou mais um dia. E como foi bom. Entramos numa loja de camping e nos equipamos com tudo que tínhamos direito. Casaco, saco de dormir, cadeira dobrável, calça…tudo muito barato. Local super recomendado!! E foi tão bom visitar Punta Arenas, que nos encantamos com a cidade, mesmo muito frio, gostamos muito da hospitalidade, da comida e da limpeza. Como dizíamos, cidade pra se morar. Compras realizadas, tudo definido, rumo a Puerto Natales, cidade mais próxima de Torres del Paine. Paramos nessa cidade, almoçamos num bom restaurante típico, ao som de música local e seguimos para o local mais lindo e estruturado da viagem. É um paraíso, diferente dos nossos paraísos no Brasil, pois tudo é rodeado de montanhas de neve. Segue post onde falamos mais sobre esse paraíso. Ficamos por lá 03 dias, pegamos ventos com mais de 100 km/h, dificultou bastante nosso acampamento, mas foi sensacional.

De lá, para outro paraíso com formações de geleiras. El Calafate, cidade muito turística e estruturada, e que estava com um festival justo na época que chegamos. Muita festa, muita gente e tudo muito caro. Mas o passeio até o inigualável Perito Moreno, foi para nunca ser esquecido. Próxima cidade, El Chalten, cidade com apenas 30 anos de fundação, bem pequena e que se tornou a cidade do trekking na Argentina. Fizemos trilhas, cozinhamos, comemos cerejas…um lugar obrigatório para quem gosta de trilha. Saindo de El Chalten, hora de retornar para o Chile e ingressar na Carretera Austral. Esse foi o ponto mais lindo da viagem, mais incrível e completo. Neste você lerá por qual motivo elegemos o lugar mais lindo da viagem.

Finalizando a Carretera Austral após 08 dias, retornamos para Argentina e seguimos para Bariloche, que em baixa temporada estava super acessível e ficamos por 03 dias lá, descansando, cozinhando e bebendo nossos vinhos. Foi muito gostoso. E como estávamos de férias, hora de voltar. Pegamos estrada rumo à fronteira de Uruguaiana, pernoitando uma noite em Santa Rosa, próximo a Buenos Aires e chegamos no outro dia em terras brasileiras, felizes da vida. Hoje podemos dizer que foi através dessa viagem que realmente sentimos que valia a pena fazer a trip que estamos fazendo neste ano.

Veja abaixo algumas da regiões que conhecemos e suas peculiaridades…

Esperamos que se inspire a ir conhece!! Vale muito a pena é um lugar que com certeza iremos novamente. Não fomes nesta v z pois queríamos conhecer outra região e nossa ida a Patagônia Ainda é recente, fomos há um ano e 8 meses atras!

Monte Fitz Roy – trekking na Patagônia Argentina – O monte Fitz Roy fica localizado na pequena cidade de El Chaltén. A cidade é destino para quem gosta de natureza e montanhas. Em El Chaltén, existe um misto de montanhas, lagos e glaciares.  É conhecida como a capital Argentina do trekking, por isso esse é o […]

Leia mais

Perito Moreno – Parque Nacional Los Glaciares – localiza-se na região da Patagônia Argentina e é onde se encontra o Glaciar Perito Moreno, um lugar fantástico que tivemos a oportunidade de conhecer. O Glaciar tem cerca 5 km de largura e 60 metros de altura.  É uma das geleiras mais grandiosas do mundo que está em […]

Leia mais

Carretera Austral – Ruta 7: Simplesmente incrível, 1200km de beleza, costumes e história. É uma rota toda de rípio (cascalho), com diversas curvas e uma paisagem deslumbrante. Sim, não é exagero, é uma das estradas mais linda e interessante que conhecemos até a gora. A carretera austral corta o sul do chile, e liga as […]

Leia mais

Parque Torres Del Paine – Um paraíso na Patagônia Chilena, fica há cerca de 150 km de Puerto Natales, é um sonho para quem gosta de trilhas, natureza, acampar e outros milhares de motivos. Se é que precisa ter um motivo pra conhecer. É de uma natureza exuberante, com várias trilhas, possibilidade de ver animais e […]

Leia mais