– Como enviar o carro da América do Sul para Europa?

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Aqui iremos compartilhar a nossa experiência em nosso 1º trâmite marítimo para envio do Sancho para outro continente, nesse caso para a Europa.

Através do facebook, da página “PanAmerican Travelers Association” procuramos por alguém que estivesse disponível para dividir um container de 40″. Em menos de três dias, já trocamos contato com o Jan e sua esposa, casal que estavam em viagem há mais de 02 anos, percorrendo Europa, Africa e America do Sul. Nosso 1º encontro foi em Lima, Peru, no início de janeiro 2017, onde nos conhecemos e a partir daí fomos mantendo contato e atualizando as informações.

Já tínhamos os integrantes, os dois veículos para um container de 40″. Agora, precisávamos de um contato em Cartagena, que realizasse os trâmites burocráticos e necessários para embarcarmos os carros no Porto de Cartagena, Colômbia. E novamente através do facebook “PanAmerican Travelers Association”, chegamos na Enlance Caribe, uma empresa bastante comentada e disponível para esse trabalho.

A partir daí, foram diversas trocas de e-mail, negociação e envio de documentação. Nada muito complexo, conseguindo realizar tudo via e-mail. A necessidade, principalmente do Jan, era embarcar os carros até 03 de abril, pois viajariam para Holanda já no dia 04. Então, dentro do cronograma, precisávamos estar em Cartagena no  dia 26/03, para início dos trâmites no dia 27/03 e conclusão do processo (colocar os carros e lacrar o container) até dia 30/03. A partir daí, será com o porto, que nos deu data de saída do navio dia 05/04 e previsão de chegada em Antuérpia, Bélgica, dia 24/04.

Algumas Questões:

Por que container e não Roll-On Roll-Off (Ro Ro)?: No sistema container, apenas você tem acesso à “mercadoria”, pois você mesmo coloca o carro dentro do container, fecha a porta, lacra e a mesma só será aberta quando você for retirar no porto de destino. Desta maneira ninguém dirige seu carro e ninguém além de você têm acesso ao interior do veículo. Diferente do Ro Ro, onde o veículo é transportado no pátio de um navio, estando exposto ao clima e pessoas. Como nosso carro é uma Defender 110, e não tem divisória entre a cabine do motorista e a área traseira do carro, no caso nossa casa, o acesso aos nossos pertences (roupa, utensílios, equipamentos…) fica muito exposto. Assim, optamos pela segurança do container. Vale ressaltar que escutamos muitas histórias de Ro Ro, e fomos convencidos que também é seguro, mas o importante é realmente as pessoas que conduzirão o veículo não terem acesso a nada mais do que a cabine.

Definição do porto de envio: em conversas com experiências de outros viajantes, os portos mais práticos e com melhores custos, são o de Antuérpia na Bélgica e de Hamburgo, na Alemanha. E como para nossos amigos holandeses a Bélgica era melhor, definimos por este então.

– Por que sair pela Colômbia e não atravessar para Panamá? : o custo para envio do carro para o Panamá é muito próximo do custo para envio para Europa, e como abrimos mão de fazer a América do Norte, devido a recusa dos EUA em nos permitir o visto, resolvemos ir direto da América do Sul para Europa, e conhecer uma cultura bastante diferente da que percorremos pela América do Sul.

– Qual a medida do nosso carro e qual a medida de um container de 40″?: Nossa Defender 110 está equipada com uma barraca de teto e com um guincho, o que a deixa com medidas diferentes da original, além de todo peso extra dos armários e equipamentos.

Sancho: compr.: 5,2mt / Larg.: 1,79mt / Alt. 2,50mt / Peso: 2.750kg.

Container 40": compr.: 12,00 mt / Larg.: 2,35 mt / Alt.: 2,59 mt / capac. carga 28.800 kg

– Por que optamos por uma agência aduaneira e não fizemos por conta própria? – devido nossa falta de experiência e entender que trabalhar com quem já está acostumado implica em menos aborrecimentos ou surpresas desagradáveis. Hora de aprender!

– Quanto tempo durou desde a chegada ao porto até lacrarmos o container? – Todo o processo do dia de colocar o Sancho no container, durou 03 horas, desde a saída do camping, chegada no escritório da Enlance, comboio até o Porto Contenar em Cartagena, trâmites internos e finalização com o fechamento do container. Fizemos em uma tarde.

– Como foi o trâmite no Porto? – A Carolina, agente da Enlance Caribe, nos guiou do escritório até entrada no Porto. Chegando na entrada principal, fizemos o cadastro e deixamos o passaporte na portaria. Do lado de dentro, já tínhamos um agente do porto, parceiro da Enlance Caribe nos aguardando para continuarmos com os trâmites. Ao ingressar, nos acompanhou até um escritório, onde dois outros agentes preencheram uma documentação e identificaram o nosso container. Depois de tudo preenchido, um deles nos acompanhou até o pátio onde estava o container e informou à polícia federal, que obrigatoriamente vem revistar os veículos e liberar a carga. Após o ok e muitas fotos de comprovação, fecha-se o container e finaliza o processo. No dia 03/04, recebemos as documentações por e-mail, dentre eles o principal, “Draft Bill of Landing”.

– Como será o trâmite no porto de Antuérpia, Bélgica? – através da Enlance Caribe, já temos um agente contratado que realizará todos os trâmites no velho continente.

– Qual foi o investimento total para envio do porto de Cartagena para Europa?

  • custo na Colômbia: US$ 3.490 total
  • custo na Europa: US$ 1.870 total (previsto – caso tenha alguma alteração, informaremos aqui)
  • Custo Total (para envio e retirada na Europa): US$ 5.360 total / US$ 2.680 por veículo

– Contato da Enlance Caribe e ITS na Europa:

- Carolina Rivera Romero
Assistente de Operaciones
cpc@enlancecaribe@hotmail.com
Manga Av 4ª, Calle 29 nº 25 - 69, Interior 4
Tel: 6609495-6608960
Cartagena - Colômbia
- Massimo Bianco
ITS International Transport & Shipping Ltd.
mbianco@its-transport.ch
Phone  +41 61 577 2720
Mobile +41 79 394 8455
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